Muitos me perguntaram sobre os conteúdos que serão cobrados no próximo concurso interno para cabos e sargentos na corporação.
Analisando o Decreto assinado pelo Governador, Iberê Ferreira, percebe-se que nos exames intelectuais será verificado conhecimentos gerais, específicos e técnicos dos candidatos.
Tomando por base o Decreto em questão, fiz uma pesquisa pelas polícias militares do restante do país em relação aos seus concursos internos para cabos e sargentos, em especial este último, a fim de verificar os conteúdos programáticos.
Pois bem: a realidade é que na maioria dos Estados o concurso interno para cabos e sargentos são mais difíceis do que o concurso (externo) de oficiais.
Notei que entre os conhecimentos gerais, português é cobrado em todos. Alguns, por sua vez, cobram raciocínio lógico, matemática, história e geografia - a maioria dos estados do nordeste.
Já entre os conhecimentos específicos, é unânime a presença de questões de direito constitucional, administrativo, penal, penal militar e processo penal, bem como legislação pertinente à polícia militar de cada estado, como regulamento disciplinares e estatutos.
Entre os conhecimentos técnicos dos candidatos, percebe-se a presença de questões relacionadas a direitos humanos, policiamento comunitário e procedimentos de abordagens.
No geral, as provas não são fáceis, já que são cobrados vários conteúdos. Dessa forma, acredito que as provas do CFC e CFS sigam o mesmo caminho de outros estados.
Reitero que os conteúdos aqui apresentados são de minha responsabilidade, não tendo qualquer vínculo com a Instituição. É resultado de muita pesquisa em provas já realizadas e em editais publicados de outros estados.
Estou disponibilizando alguns arquivos pessoais para estudo, bem como provas relevantes de outros estados. CLIQUE AQUI
Bons estudos!
Fonte: Sd Glaucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário