segunda-feira, 31 de outubro de 2011

#SEGURANÇACOMSEGURANÇA - POLICIAMENTO DA CAPITAL CONTINUA COMPROMETIDO

No quarto dia do Segurança com Segurança apenas 4 VTR's saíram para o patrulhamento. Os Policiais Militares do 1 BPM, 4 BPM, 5 BPM e 9 BPM mantiveram o posicionamento de só trabalhar com condições adequadas de Segurança. A maioria das VTR's destas unidades permanecem estacionadas e os PM's realizam o Policiamento Ostensivo a pé.

No interior do Estado a situação é a mesma. Policiais da região Seridó realizam o Policiamento Ostensivo sem fazerem uso das VTR's. São raros os PM's que tem o curso de Condutor de Veículos de Emergência. A maioria das VTR's utilizadas para os patrulhamentos apresentam alguma irregularidade quanto aos equipamentos obrigatórios, defeitos mecânicos e estão com o Licenciamento Atrasado.

O efetivo do 11 BPM (Macaíba / São Gonçalo / Extremoz / Ceará Mirim) aderiu ao Segurança com Segurança. Somente 2 VTR's sairam hoje para o Policiamento Ostensivo na região metropolitana.

No Corpo de Bombeiros o GBS continua firme, aguardando a adesão dos motoristas das Viaturas de Resgate. O SAPHU (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência) está com apenas 1 VTR operacional. A unidade da Zona Leste está inoperante devido aos problemas elétricos da VTR que foi levada para auto-elétrica a fim de solucionar a Pane e ser colocada em operação.

Segurança com Segurança. Por uma questão de responsabilidade.

Fonte: Segurança com segurança

Vigilante é executada na frente de casa em Macaíba

Uma mulher foi morta na noite de ontem na cidade de Macaíba, região metropolitana de Natal.

De acordo com a polícia militar a vítima identificada por Emanuelle Sabino Félix, de 28 anos, estava na frente de casa, na rua Veneza, no distrito industrial, quando foi alvejada por tiros disparados por uma dupla de motoqueiros. Emanuelle foi atingida por pelo menos seis tiros e morreu o local.

Ainda de acordo com informações policiais, a vítima trabalhava como vigilante em uma empresa de segurança privada e tinha duas filhas adolescentes.


Amigos de Emanuelle que aguardavam a liberação do corpo na manhã de hoje no ITEP desconhecem o que eu pode ter motivado o assassinato. “Ela passou o dia conosco em uma casa de praia e tava muito feliz. Lamentável o que aconteceu” disse um colega de trabalho que terá o nome preservado.

A polícia ainda realizou diligências na noite de ontem na tentativa de prender os autores do crime, mas nenhum suspeito foi localizado.

O crime será investigado pela delegacia da cidade de Macaíba.

Fonte: PortalBO

TELEFONES DO MOVIMENTO #SEGURANÇACOMSEGURANÇA

ASSOCIAÇÕES

Sd Eduardo Canuto / 8823-0100
Sgt Eliabe / 8879-8169
Sd BM Maribondo / 8704-0370
Sd Toscano / 8874-2433
Sd Jadson / 8703-7440
Sd Heitor / 9123-0061

APOIO
8899- 0063 Sargento Regina
8842-3899 Dr. Kátia Nunes

MANTENHAM A CATEGORIA INFORMADA 
E MOBILIZADA ATRAVÉS DOS BLOGS

Cabo Heronides / 8817-0450
Soldado Glaucia / 8898-2488
Guerreiros do RN / 8869-3793
Cabo Jeoás / 8884-2370

domingo, 30 de outubro de 2011

MEU ACIDENTE DURANTE O SERVIÇO DE 29 DE OUTUBRO NA ZONA NORTE DE NATAL

Ontem por volta das 21h meus companheiros e eu fazíamos o patrulhamento na zona norte de Natal quando recebemos a ligação de um PM informando que estava havendo uma troca de tiros em Felipe Camarão.

Foi quando fomos convocados pelo oficial de serviço da Cia a irmos até lá. Então saímos de lá a VTR do oficial, meu trio e uma VTR Patamo do BPChoque nos apoiando.

Nós Rocanianos nunca negamos apoio a um campanha, mais não sei por que, não estava me sentindo bem pra ir nessa ocorrência, até mesmo porque não era diretamente com o policial. Mas como falei, nunca nos negamos a ir e fomos em deslocamento.

Estávamos reunidos próximo a agencia da Caixa Econômica da Av. Dr. João Medeiros Filho e logo saímos em direção a zona oeste.


Ao começar a descer a entrada do túnel do viaduto de igapó já próximo aos 90km/h resolvi baixar a viseira do capacete como se algo me pedisse isso.

Depois disso, poucos metros à frente ao entrar no túnel, sem motivo aparente o pneu traseiro da moto durante a curva deslizou e não tive mais como controlar o veículo. Fui ao cão a quase 100 km/h.

Meu corpo saiu deslizando por todo o túnel e como estava com o capacete fechado, fui vendo tudo que acontecia nesse percurso, só não havia como parar meu corpo. Nesses segundos que pareciam horas eu só tentava me manter no chão em uma única posição, acho eu, que com medo de sair dando rolamentos e com isso quebrar algum osso.

Só parei de deslizar já próximo a saída do túnel, um percurso total de aproximadamente 30 metros, segundo as testemunhas do ocorrido.

Eu via muita faísca de ferro raspando o chão, alguns vindos da motocicleta e outros da minha arma que encontrava-se na parte frontal do colete tático e como estava de bruços, acho que essa arma me ajudou muito a não me machucar mais. Alem da arma, os coletes, tático e balístico, e os demais equipamentos me protegeram de mais escoriação e talvez até de fraturas diversas.

Mesmo preocupado em como estaria meu corpo ali, eu só ouvia cantada de pneus vindos de outros veículos que se deslocavam na mesma direção que eu, entre eles, meu companheiro que estava como terceiro homem e a VTR Patamo do BPChoque que com muita habilidade e percepção conseguiu evitar de passar por cima de mim.

O terceiro rocaniano mesmo com muita agilidade não conseguiu o mesmo. A moto dele se chocou com meu corpo jogado ao chão e ele ficou sobre mim.

Assim que tudo parou de mexer comecei a sentir meu corpo e ainda deitado fui tentando ver o que havia quebrado, pois pela velocidade que víamos, mesmo que não tenha colidido com a parede, eu tinha certeza que havia fraturas em algum lugar. Mas pra minha surpresa, só o que doía e muito era meu braço esquerdo, mais precisamente a altura do cotovelo e também minha perna esquerda que além de doer, sentia ambos queimando muito. Ainda fiz uma queimadura de segundo grau no ante-braço ao tocar na pistola que estava no colete e que ainda estava como brasas.

Os Choquianos que vinham na retaguarda do comboio desceram rapidamente e foram ver como eu estava e ajudaram a tirar meu companheiro de cima de mim já que ele estava com sua perna presa a sua moto.

Mesmo com todo esse susto, até estava tudo aparentemente bem, até que então após diversas ligações para a SAMU, todos foram informados que os mesmo estavam em GREVE e que não havia nenhuma ambulância para mandar ao local. Foi quando eu que estava bem consciente lembrei aos campanhas que ligassem para o Corpo de Bombeiros e foi assim que fui socorrido ao Hospital Clóves Sarinho.

Enquanto aguardava o resgate senti muito frio, tanto que meu queixo batia e meu corpo tremia muito. Segundo o socorrísta que lá estava a me ajudar, minha temperatura tinha caído muito e possivelmente eu poderia está entrando em estado de choque, na mesma hora um cidadão que reside perto do local, conseguiu diversos lençóis para que me cobrissem e assim mantivesse minha temperatura o mais próximo do normal. Até surgiu o informe que eu poderia está morto, porque quem passava pelo local e avistava aquela imagem logo pensava o pior.

No local quem mais ajudou tecnicamente foi o popular com curso de socorrísta de nome Max, que até então nunca havia visto na vida e que ficou conosco até a chegada do Resgate.

Após vários exames no pronto socorro foi constatado que não havia fratura alguma em mim, só mesmo as raladuras no braço e perna esquerda e uma luxação no cotovelo esquerdo que é o que mais me perturba hoje.

Agradeço a todo instante a Deus por cada dor que estou sentindo, porque mais uma vez tive a prova real que ele existe e estava me conduzindo até o fim.

Agradeço também aos que ficaram ao meu lado o tempo todo do local do acidente até minha saída do hospital, aos que mandaram mensagens e que me ligaram todo tempo, mostrando que tenho amigos que se preocupam comigo e que me dão força nas horas mais necessitadas.

Gostei da atitude do Cb Jeoás de ter ido ao local ver o que realmente aconteceu e em seguida ao hospital ver meu estado de saúde, como a ligação da Dra. Kátia Nunes logo após minha chegada em casa.

Eu queria informar a todos espontaneamente que ao contrário do que falaram por aí, o acidente não proveniente das más condições da minha moto não. Essa fatalidade foi ocasionada devido a muita areia que havia no chão próximo a curva do túnel.

Mais uma vez quero deixar aqui meu agradecimento a nosso pai todo poderoso pelo livramento que tive e aos amigos que de algum forma se preocupou comigo e ainda me dá forças.

sábado, 29 de outubro de 2011

Mesmo com o risco da própria vida (Vídeo)

Ao entrar na Corporação Policial Militar, o ingressante realiza o compromisso de “cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

Para alguns o compromisso policial militar não passa de palavras bonitas proferidas durante uma solenidade, para outros significam uma vida de dedicação a uma profissão de nobreza inenarrável.

Não é difícil vermos em jornais casos de policiais ou bombeiros militares que tiveram suas vidas ceifadas durante o exercício da profissão. Porém, poucos casos tiveram áudios ou vídeos divulgados durante o momento de perigo iminente que ocasionou a morte de alguns desses profissionais, muitas vezes sem reconhecimento.


A seguir um vídeo que mostra o momento em que policiais militares são mortos durante a atividade policial. Onde o policial filma sua própria morte. Confira:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

#SEGURANÇACOMSEGURANÇA - 2º DIA (Resumo)

Policiais do 9º BPM, na manhã desta sexta-feira, 28, assumiram o serviço, mesmo sabendo que as viaturas não apresentavam condições de serviço necessárias.Já o segundo turno (Noite) decidiram por não assumir as VTRs sem condições e alguns foram empregados no policiamento a pé.

Os policiais do 5º BPM, na manhã desta sexta-feira, 28, não assumiram o serviço devido à falta de condições de serviço das viaturas..

Resultado, algumas viaturas do 9º Batalhão foram remanejadas para atender ocorrências na área do 5º Batalhão.

Os policiais da ROCAM decidirão não assumir o serviço, mas ao saber que os policiais do 9º Batalhão estavam na rua, discutiram e informaram que iria assumir o serviço. Foi quando receberam a ordem de assumirem a Zona Sul, já que o 5º BPM estava sem viaturas na área, foi quando decidiram não assumir o serviço, pois não iriam prejudicar os companheiros do 5º BPM que aderiram ao movimento “segurança com segurança” e por eles serem segundo esforço, ou seja, somente para apoiar as demais unidades, como também os policiais do Choque. Neste momento o Comandante Geral, Coronel Araújo, foi a ROCAM, após algumas conversas, os policiais da ROCAM decidiram assumir o serviço e esperar o resultado da próxima assembleia que acontecerá na terça feira para continuarem participando do movimento.

Os policiais militares do 5º batalhão retornaram ao serviço preventivo com o uso de viaturas, fazendo com que a cidade de Natal não sinta nenhum efeito sobre o movimento “segurança com segurança”.

Os únicos policiais que aderiram ao movimento “segurança com segurança”, foram os do interior, deixando algumas cidades sem o policiamento de viaturas, devido a falta de condições das mesmas.

Policiais das cidades de Currais Novos, Macaíba, Parnamirim, Ceara-mirim, Extremoz, Caicó e Mossoró aderiram ao movimento “Segurança com segurança”. Em algumas dessas cidades a adesão é total em outras parcial. Mossoró e Caicó por exemplo decidiram não assumirem as VTRs no segundo turno devido a falta de condição das mesmas.

Fonte: Cb Heronides com modificação Guerreiros do RN

#SEGURANÇACOMSEGURANÇA - 1º DIA

O movimento começou com os PMs do 9ºBPM que não assumiram o serviço na noite do dia 27 por falta de condições de trabalho.

Antes mesmo de dar início ao movimento, Policiais do 3ºBPM fizeram uma paralisação nos serviços no dia 26 levando todas as VTRs ao QCG para um revisão nas mesmas.

Natal sem a PM

Desde a noite de ontem (27), a capital potiguar está enfrentando dificuldades em garantir a segurança dos norte-riograndenses. Isso por que na tarde de ontem, as associações representativas de policiais e bombeiros militares resolveram em assembléia com a categoria a mudança de postura dos PM's e BM's do Estado.

Intitulado "Segurança com Segurança", o movimento orienta os militares estaduais a assumirem o serviço diário apenas com os requisitos básicos que garantam a segurança para os operadores de segurança pública.


Já na manhã de hoje (28) os natalenses sentiram o resultado. Policiais de várias unidades operacionais da Polícia Militar cruzaram os braços reivindicando melhores condições de trabalho e mais estrutura para garantir um policiamento de qualidade para a população.

Segundo informações preliminares, o 5º Batalhão de Polícia Militar, responsável por grande parte do policiamento da Zona Sul da Capital está parado, sem uma viatura em condições de uso para prestar o serviço à sociedade. Da mesma forma, policiais da ROCAM e da Companhia Independente de Turismo também decidiram por reivindicar melhorias, deixando suas respectivas áreas de patrulhamento sem policiamento.

As informações é de que apenas o 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo na Zona Oeste de Natal, está com suas atividades normais; contudo, já foi determinado que as poucas viaturas que fazem parte do Batalhão sejam redistribuídas para toda Natal.

Se com todos as unidades em funcionamento a Capital potiguar já é insegura, imagina apenas com um batalhão atuando nas ruas da cidade.

Fonte: PortalBO por Sd Glaucia

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FORMATURA GERAL NO QCG

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, a formatura mensal dos policiais militares no Quartel do Comando Geral da PMRN.

Cerca de 500 policiais de todas as unidades militares da Região Metropolitana ouviram do Comandante Geral, Coronel Araújo, algumas declarações.

Que apoia o Movimento Polícia Legal, mas se mostra preocupado que os policiais na executem o serviço por falhas mínimas, “Encostar a viatura porque os pneus estão carecas é correto, mas parar a viatura devido o não funcionamento de uma lanterna é injusto”.


O coronel Araújo acredita que as negociações com o governo chegue a um entendimento na próxima reunião, segunda-feira, 31, com a implementação do subsídio e regulamentação dos índices, onde o soldado receberá 20% do subsídio do coronel, independentemente de valor.

Afirmou que infelizmente existem representantes que estão utilizando a negociação com interesses políticos e que isso deve ser eliminado, pois a luta do subsídio, não é uma luta de uma única pessoa e sim da coletividade.

O comando informou que os vales alimentação dos policiais militares terão o valor de R$ 8,00 e no mês de novembro serão distribuídos entre os municípios da região metropolitana. E que espera a chegada das pistolas .40 do estado de São Paulo, para distribuir entre todos os policiais militares.

Nesta formatura, o comando não comentou nada sobre a realização dos concursos para Sargentos e Cabos, pelo andar da carruagem, estes concursos não irão acontecer no ano de 2011.

Restando a categoria permanecer mais um ano na graduação de soldado. E continuar solicitando ao comando a realização imediata dos concursos de sargentos e cabos, pois existem cerca 2000 vagas e já completaram 15 anos que não são realizados tais concursos.


Cb Heronides

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

QUANTO VOCÊ COBRARIA PARA SER POLICIAL???


Quem não é policial muitas vezes ignora quais são os reais motivos pelos quais os profissionais de segurança pública reivindicam atenção e reconhecimento. Neste texto, pretendemos mostrar um pouco das agruras por que passam os policiais, além de algumas de suas funções que parecem ser dignas de observação quando estamos falando de valorização profissional. Ao final, o leitor poderá responder à pergunta: “Quanto você cobraria para ser policial?”:


Passar noites sem dormir

A maioria das pessoas só vê a polícia quando ocasionalmente passa por uma viatura ou guarnição durante seu cotidiano diurno, ou na parte inicial da noite. Para quem não sabe, porém, a polícia trabalha ininterruptamente todos os dias, inclusive no momento em que os cidadãos “normais” se encontram no aconchego dos seus lares, aquecidos e descansados, dormindo para enfrentar a rotina do dia posterior. Às vezes, esta jornada noturna se estende, em virtude de ocorrências mais demoradas e problemáticas. Durante o serviço policial, dormir, e todos os benefícios que o ato traz ao corpo, são exceção.

Faltar a eventos familiares/afetivos

Natal? Revellion? Carnaval? Dia dos pais? Dia das mães? Aniversário? O policial não tem direito a qualquer destas comemorações, caso esteja escalado de serviço. Também não pode deixar de trabalhar, se for o caso, para ir à apresentação de teatro do filho na escola, tampouco para fazer uma viagem romântica com o(a) cônjuge. Na polícia, o ditado popular se faz valer: “primeiro a obrigação, depois a diversão”.

Correr risco de morte

Certamente este é o mais óbvio dos ônus de se tornar policial, mas também o mais preocupante: ser policial é trabalhar com a possibilidade de morte a qualquer momento do serviço. Não são poucos os casos de policiais mortos em confronto, ou mesmo em acidentes e incidentes possíveis no desenrolar da atividade: colisão de viaturas em perseguições, manuseio equivocado de arma de fogo etc.

Ser reconhecido fora de serviço

Um desdobramento do aspecto acima mencionado está presente também quando o policial não está mais em serviço. Caso seja reconhecido no momento de um assalto, por exemplo, dificilmente os suspeitos serão benevolentes com o policial, pelo receio da represália imediata e posterior. Assim, admitir-se policial em qualquer ambiente é quase se oferecer aos riscos inerentes a esta condição.

Salvar vidas de vítimas do crime

Cotidianamente a polícia põe fim a seqüestros, assaltos com reféns, tentativas de homicídio, roubos, furtos etc. Cotidianamente a polícia salva vidas, tal como o médico o faz, com uma diferença: expondo sua própria vida.

Ser generoso, polido e negociador

Embora a imagem que as polícias tenham entre a população brasileira seja a de uma instituição rústica, truculenta e abrupta, o fato é que a maioria dos policiais lidam com os problemas que se lhe apresentam no dia a dia de modo muito mais brando. Isto porque seria praticamente impossível resolver a gama de problemas nas ocorrências caso agisse sempre arbitrariamente. Sem o talento da mediação, o policial estará fadado ao fracasso.

***

Frente ao contexto apresentado de modo resumido e superficial ao leitor, repetimos a pergunta título deste texto: “Quanto você cobraria para ser policial?”. Como dizem por aí, “perguntar não ofende” (bom seria que os governadores dos estados brasileiros respondessem a indagação).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Policial civil e fazendeiro do RN são presos aplicando golpes em Alagoas

Dois homens foram autuados em flagrante, na noite desta segunda-feira (24), acusados de estelionato e falsidade ideológica. Eles compraram 21 lotes de gado no 10° Leilão Nelore Barros Correia e Convidados, que foi realizado no Parque da Pecuária, no bairro do Prado, onde está sendo realizada a Expoagro.

Segundo a Polícia, um suposto fazendeiro – que usava nomes falsos – e um policial civil do Rio Grande do Norte foram presos pela Polícia Civil, que conseguiu impedir a aquisição dos animais, avaliada em R$ 295 mil.

Juliano de Paula Diniz, que se identificava também como Jefferson Gomes da Silva, Pedro Arthur e Pedro Figueiredo, inclusive usado nome falso para se hospedar no hotel Village Pratagy, em Jacarecica, estava na companhia do policial civil (RN) Arthur Abdon Targino, quando aplicou o golpe. O policial estava registrado no hotel como Álvaro Pereira Filho.

Com os acusados, a Polícia apreendeu quase duas dezenas de cartões de crédito e cheques de contas recentemente abertas no Banco do Brasil e na Caixa. O policial portava uma pistola calibre Ponto 40 (com dois carregadores) e declarou em interrogatório que estava prestando assessoria ao suposto fazendeiro.

O proprietário rural, que afirmou ter fazendas no Rio Grande do Norte e Paraíba, admitiu que estivesse usando nomes falsos porque está com problemas de restrição de crédito. A queixa contra os acusados foi feita pelo vendedor Aloísio Nogueira de Barros Correia, que desconfiou do golpe. Após autuar os dois em flagrante, a delegada Maria Aparecida de Araújo determinou a transferência dos acusados para a Casa de Custódia da Polícia Civil, no Jacintinho. A Polícia potiguar foi informada do caso nesta manhã.

Fonte: DN online

Acusado de estuprar idosa de 82 anos tinha nome falso e era foragido da PB

A Polícia Civil conseguiu descobrir que o principal acusado de estuprar e espancar uma idosa de 82 anos tinha um passado de crimes, sendo, inclusive, condenado a 14 anos de prisão. Preso com o nome de Alessandro Gomes da Silva, ele se chama, na verdade, Gabriel Francisco.

O homem de 39 anos é acusado de invadir a casa da idosa, na madrugada do dia três deste mês, no bairro de Lagoa. Ele aproveitou que a vitima estava dormindo, quebrou um portão nos fundos da casa e passou por um buraco feito para instalação de um ar-condicionado.


Logo depois, ele rendeu a mulher e começou a abusá-la sexualmente dentro do próprio quarto onde ela dormia. Ao terminar a violência sexual, ele passou a revirar as gavetas do guarda-roupa e da cômoda para tentar localizar dinheiro e objetos de valores. A todo momento ele agredia a idosa que, atordoada, não conseguiu informar onde tinha colocado o dinheiro.

Por esse motivo, o assaltante usou de bastante violência, até que conseguiu encontrar a quantia de R$ 450 e fugiu. Uma semana após o crime, a polícia já tinha um suspeito. Isso porque um taxista teria visto Gabriel, que até então era conhecido por “Alessandro do Gesso”, saindo da casa da vítima durante a madrugada e com manchas de sangue na calça.

Diante de vários indícios, como o reconhecimento da própria vítima, a Delegacia do Idoso conseguiu um mandado de prisão temporária contra o suspeito, que acabou detido no dia 17 deste mês. Ele foi levado para a unidade policial e, desde o momento da prisão, negou que tenha invadido a casa e muito menos abusado sexualmente da idosa de 82 anos.

Apesar disso, o delegado Mathias Laurentino continuou investigando e encontrou jóias na casa do suspeito. O material foi reconhecido pela mulher agredida. “Inclusive, tem uma fotografia em que ela está usando a jóia que foi apreendida com ele”, revelou o titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso.

Continuando com as investigações, a Polícia Civil descobriu, nesta semana, que Alessandro Gomes, na verdade, chama-se Gabriel Francisco. “Descobrimos ainda que ele tinha dois mandados de prisão em aberto da comarca de Campina Grande, na Paraíba. Além disso, é condenado a 14 anos de prisão por ter estuprado outra idosa”, relata Mathias Laurentino.

Esse crime, de acordo com a polícia, teria sido cometido no município de Alagoa Grande, também na Paraíba. Sobre o registro de nascimento falso apresentado à polícia, o acusado alegou que uma mãe de criação tinha tirado o documento quando ele ainda era criança.

Fonte: PortalBO

RECOMPENSA POR INFORMAÇÃO DE PROCURADO POR MORTE DE PM


A Associação de Praças de Mossoró e Região (APRAM) está oferecendo a recompensa de R$ 1 mil para a pessoa que fornecer informações precisas sobre o responsável pela morte do Soldado PM Rômulo na última sexta-feira (21) em Assú.

O suspeito pela morte do policial militar é Elizeu Pedro da Fonseca, 49 anos. Segundo informações preliminares, Elizeu atirou contra os policiais militares Rômulo Gabriel e Carlos Cavalcante após uma discussão de trânsito na cidade de Assú. O Soldado Rômulo não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A atitude da APRAM é inédita e busca agilizar a prisão do suspeito de ocasionar a morte do PM.

As informações podem ser dadas pelos telefones (84) 8703-7440, 8853-3381, 8752-1011 e 3316-2692. A identidade do comunicante será preservada e mantida em absoluto sigilo.

Fonte: Sd Glaucia

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SORTUDO - Policiais Civis prendem Diego Natal


Foto: Sérgio Costa

Diego foi baleado e levado para hospital
Diego Silva Alves, o Diego Branco, de 20 anos, foi preso na noite deste domingo (23), em uma residência da rua Teatrólogo Gesiel Figueiredo, no Planalto. Ele estava foragido e é apontado como autor de vários assaltos e homicídios em Natal. A polícia investigava o roubo de uma motocicleta ocorrido no bairro do Igapó, na noite do sábado (22) e recebeu informações de que o veículo estaria escondido em uma casa na zona sul da capital.

A partir daí, uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) e outra da 3º equipe da Plantão Zona Norte foram até a rua e encontraram a moto dentro da garagem da casa. Durante a abordagem, Diego se escondia no local e tentou fugir, atirando contra os policiais com uma pistola ponto 40, que foi apreendida.


A casa onde ele estava escondido é onde morava uma adolescente de 15 anos, amiga da mulher de Diego. Além da moto, os policiais encontraram dois notebooks, roupas, e jóias, provavelmente, provenientes de roubos.


Diego era um dos bandidos mais procurados da polícia do Estado. O jovem é acusado de ter participado de vários assaltos e cumpria pena no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, quando foi resgatado depois de ser atendido em uma clinica odontológica há seis meses. Na abordagem na noite de ontem, Diego foi alvejado por dois tiros nas pernas e por esse motivo teve que ser medicado, antes de ser autuado na Plantão Zona Norte.


Pistola encontrada com Diego tinha sido roubada de sargento da Polícia Militar

Fonte: PortalBO

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO RN ORGANIZAM PARALISAÇÃO PARA ESTA SEMANA


Os policiais militares e os bombeiros podem paralisar suas atividades a partir desta quinta-feira (27). Representantes das entidades participarão de uma reunião no final da tarde desta segunda (24), a partir das 17h, na da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN), para definir o suporte jurídico do movimento.

De acordo com a ASSPMBM-RN, o Movimento Polícia Legal se define como uma mobilização branca. Os militares estaduais só irão realizar procedimentos que estiverem em condições ideais de realização, por exemplo: a viatura só irá para rua se tiver em plena condição de funcionamento, abastecida e o PM condutor com habilitação apropriada.


A associação informou ainda que as negociações com o Governo já duram meses. Na semana passada foram realizadas três reuniões sem sucesso, pois o executivo estadual não atende as reivindicações da categoria. 
"Fizemos de tudo para chegar num acordo com o Governo, cedemos muito nos valores, mas não cedemos no que se refere a valorização do praça. Sem um percentual justo, mínimo, que valorize o patrimônio humano, não iremos aceitar a proposta do Governo. Infelizmente só nos resta mostrar para sociedade que o Governo continua sem priorizar a segurança pública do Estado" , coloca o Sargento Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN.

Fonte: DN Online 

PMs de Jaçanã prende trio paraibano com armas, drogas e carro roubado

Por volta das 12h30min desta segunda feira (28), policiais do município de Jaçanã, distante 147km de Natal, efetuaram a prisão de José Maciel dos Santos, 19 anos, além de apreenderem dois menores, um de 16 e outro de 13 anos que estavam com o mesmo. Todos naturais da Paraíba

Os três estavam morando em uma residência da cidade onde se encontrava um veículo Fiat Uno de cor vermelha de placas MQB-3025 de Campina Grande/PB que após G1 foi confirmado que havia queixa de furto e roubo.


Dentro do referido veículo foi encontrado armas, drogas e um certa quantia em dinheiro que possivelmente seja proveniente da venda de drogas.

Na residência também foi encontrado pequenas quantidades de Crack e Cocaína, além de aparelhos celulares, caderno de anotações para entrega das drogas e R$150,00.

Todos foram conduzidos a DP de Santa Cruz onde foi realizados os primeiros procedimento e em seguida será feita uma Polinter para saber se consta algo mais contra os acusados.

Movimento "Segurança com Segurança" é iniciada por PMs e Bombeiros no RN


Com a intransigência do governo e a grande insatisfação da categoria, foi marcada mais uma assembleia geral para a próxima quinta-feira (27), às 14h, no Clube Tiradentes.

Nessa assembleia será deflagrado o movimento Segurança com Segurança, que propõe que os policiais militares só cumpram seu serviço com as exigências mínimas de segurança.
“A falta de estrutura e as condições de trabalho são problemas latentes e permanentes no serviço policial. Vamos distribuir cartilhas para orientar os policiais a trabalharem a segurança com segurança. Essa será uma prática a ser reforçada nos policiais daqui por diante, ou seja, só trabalhar com condições plenas para efetuar o serviço sem risco a vida do policial ou do cidadão. Caso o governo não acene com nenhum interesse em atender as reivindicações da categoria será cogitada até mesmo a paralisação das atividades”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN.

Fonte: Nominuto 

domingo, 23 de outubro de 2011

PMs do 4ºBPM prendem homem que tentava jogar arma e explosivos para presos



Policiais do 4º Batalhão prenderam no fim da manhã deste sábado (22) um homem que tentava arremessar explosivos e uma arma para dentro do presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes. A unidade fica na Zona Norte de Natal e é uma das mais superlotadas do Estado.

De acordo com a Polícia Militar, o acusado estava sem documento de identificação, mas disse que se chama Remilson. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde será autuado.

ReNilson Xavier Sotero, de 20 anos, estava na rua lateral ao presídio, por volta das 11h30, quando foi visto em atitude suspeita. Uma viatura do 4º BPM passava pelo local e fez uma abordagem. O acusado estava segurando uma caixa e tentou disfarçar para enganar os policiais.

No entanto, ao abrir a caixa, a polícia encontrou um revólver calibre 32 municiado, além de explosivos embalados em bananas plásticas. O material seria jogado para dentro da unidade. Os policiais civis da Delegacia de Plantão Sul deverão interrogar Renilson para saber qual preso receberia o material. Preliminarmente ele declarou que recebeu R$ 40 para fazer a entregar, mas não informou quem o pagou.

Fonte:PortalBO

SUBSÍDIO - NOVA PROPOSTA (veja a tabela)


Na nova proposta apresentada pela Categoria Militar prever um reajuste a partir de junho do ano que vem com subsídio para o Coronel de R$ 11.300,00, e demais patentes escalonadas em porcentagens a partir desse subsídio, começando pelo Soldado em 20%, Cabo 25%, 3º Sargento 30%, 2º Sargento 35%, 1º Sargento 40%, Subtenente 50%, 2º Tenente 55%, 1º Tenente 60%, Capitão 70%, Major 80%, Tenente-Coronel 90%. As Associações também pedem o envio para a Assembléia Legislativa a Lei de Promoções de Praças, o Código de Ética além da Lei do Subsídio.
"Iremos fazer uma análise do impacto dessa nova proposta apresentada pelas Associações nas contas do governo, conversar com a Governadora Rosalba Ciarlini, e logo depois no reunirmos para dar uma resposta concreta sobre o pleito", disse Anselmo Carvalho.
"Foi uma reunião democrática, franca e com diálogo aberto. A nova proposta das Associações será analisada e na próxima reunião esperamos encontrar um denominador comum", falou o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo. 
"Na negociação houve uma nova proposta das Associações que será analisada pelo Governo com a possibilidade de chegarmos há um bom termo",analisou também o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Dantas. 
Se o governo for justo e preocupado com a valorização e função policial e bombeiro militar irá aceitar a nova proposta das associações, pois a tabela apresentada irá corrigir as distorções geradas pelos governos anteriores. Caso não ocorra de imediato, que aconteça gradativamente. Cabo Heronides, Policial Militar.


PROPOSTA DE SUBSÍDIO DO GOVERNO DO RN PARA O SOLDADO E OS SEUS ANUÊNIOS



* Segue-se aumentando os valores até completar os 30 anos de serviço.
** O anuênio corresponde a 1% do subsídio anterior.
*** Estes valores são referentes ao subsídio bruto, sem o descontos do IPE e do Imposto de Renda.

Fonte:CB Heronides

POLÍCIA DIVULGA FOTO DO ACUSADO DE MATAR PM EM ASSÚ


Foto: Divulgação

Elizeu Pedro é apontado como autor dos disparos que mataram policial
A subsecretaria de Segurança Pública divulgou a foto do principal suspeito de matar o policial militar Rômulo Gabriel Barbosa da Silva. O crime foi cometido na tarde desta sexta-feira (21), no município de Assu. O acusado foi identificado como sendo Elizeu Pedro da Fonseca, de 49 anos.

De acordo com a polícia, o suspeito tem envolvimento com a quadrilha que realizou um atentado no dia 2 de julho de 2011, na própria cidade Assu, onde quatro homens armados atiraram na oficina mecânica de Bastião do Cross, levando a óbito seu filho de 14 anos, identificado Gabriel.

Nesse confronto, Iranildo Sobrinho de Elizeu foi morto por um comparsa de Bastião do Cross. Passado alguns dias, um irmão de Elizeu Pedro teria sido vítima de um atentado, na manhã desta sexta-feira.

Por esse motivo, o acusado de matar o PM estava indo resgatar o irmão em um matagal. Ele teria cruzado com os policiais Rômulo Gabriel e Carlos Santos Cavalcante, que estavam em duas motocicletas.

A polícia ainda não sabe exatamente o que motivou os disparos, mas um das possibilidades é que o acusado tenha provocado uma discussão de trânsito e acabou atirando contra os policiais. Elizeu fugiu logo em seguida. Ele estava em um veículo do tipo Siena branco. Qualquer informação sobre os suspeito pode ser repassada para o disque denúncia, através do telefone0800-084-2999. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo. 

Fonte: PortalBO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SUBSÍDIO - NOVA PROPOSTA DO GOVERNO É REJEITADA


As associações rejeitaram a nova proposta do governo, tendo em vista não obedecer nenhum tipo de índice.

O governo apresentou os mesmos valores apresentados anteriormente para os Soldados PM/BM e Coronéis PM/BM de R$ 2.261,00 e de R$ 10.407,31, respectivamente, alterando apenas os valores para os Cabos PM/BM e 3º Sargentos PM/BM.

Com aplicação do subsídio em fevereiro de 2012, e os reajustes a partir de junho de 2012.

As associações apresentaram uma nova proposta que observasse os índices, de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 50%, 55%, 60%, 70%, 80%, 90% do subsídio de R$ 11.300,00 dos coronéis.

As associações apresentaram a necessidade urgente da Lei de Promoções de Praças e do Código de Ética.

Ou seja, mantendo o valor de R$ 2.261,00 para o soldado e aumentando os valores das demais graduações e postos.

O governo ficou de confirmar uma nova reunião para quarta-feira, 26, para que foste confirmada a nova proposta das associações ou apresentada um nova proposta do governo.

Dependendo do resultado desta nova reunião, as associações estão convocando todos os policiais para participarem da Assembleia Geral, a ser realizada no Clube Tiradentes, às 14:00 horas, com o objetivo de eclodir o Movimento Polícia Legal.

Veja a proposta do governo a seguir:

REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES TENTAM IMPEDIR PRESENÇA DE POLICIAIS BLOGUEIROS NA REUNIÃO DO SUBSÍDIO

Juntos os blogueiros são bem mais fortes
Antes de iniciar a reunião com o Governo do Estado sobre a implantação do subsídio, representantes de associações de policiais e bombeiros militares tentaram impedir a presença de policiais blogueiros na sala de reunião.

O Cabo Heronides e a Soldado Glaucia foram surpreendidos com a solicitação do Cabo Jeoás, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PMRN, para que os mesmos não acompanhassem a reunião no interior da sala, alegando que ambos passariam informações para os policiais e bombeiros militares que estavam na frente do Centro Administrativo.

Apesar da solicitação do Comandante Geral, Coronel Araújo, em apenas desligar os celulares dos presentes, o presidente da ACS/PMRN reiterou a solicitação da saída dos policiais blogueiros, alegando não pertencerem a qualquer associação.

A presença do Cabo Heronides e da Soldado Glaucia na reunião só foram concedidas graças ao intermédio da Consultora Geral do Estado, Dra. Tatiana Cunha, e do Secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Aldair Rocha.

O Cabo Heronides e a Soldado Glaucia, atualmente, levam a informação para os operadores de segurança pública do Estado através de seus respectivos sites, mantendo sempre informados os PM's e bombeiros sobre as negociações referentes ao subsídio.

Fonte: Cb Heronides

Dois PMs são baleados em briga de trânsito e um não resiste e morre a caminho do hospital

Hoje (21) por volta das 15h, dois policiais militares lotados no Batalhão de Assú foram alvejados no cruzamento das Avenidas Dr. Luiz Carlos com Sen. João Câmara supostamente durante discussão de transito e um deles não resistiu e foi a óbito.

O soldado Carlos Santos Cavalcante estava em moto Honda Biz de cor preta e placas JRY-0204 e o Sd Rômulo Gabriel Barbosa da Silva em outra moto tipo Honda Bross de placas NNW-6297.

Segundo informações colhidas no local os PMs foram atingidos por disparos de arma de fogo vindo dos ocupantes de um veículo tipo Parati de cor azul de placas e motorista não identificados e que saíram com destino a cidade de Caraúbas.

A suspeitas de que o autor dos disparos seja um policial da reserva.

Os PMs foram rapidamente socorridos ao Hospital Tarcísio Maia de Mossoró, mas infelizmente o Sd Rômulo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda a caminho do atendimento médico. O outro guerreiro continua internado.

Mais uma vez a família policial militar do Rio Grande do Norte chora a perca de mais um irmão de farda de forma covarde em 2011. Já são 15 PMs que em menos de um ano.

Isso tem que parar de um jeito ou de outro! Custe e que custá!

Deixo aqui meus sinceros votos de conforto e pesar para familiares e amigos de mais esse guerreiro...


Turistas são assaltados e delegado se nega a efetuar prisão

Um misto de frustração e falta de cuidado pode resumir, da forma mais simplista possível, a situação pela qual passaram policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e um casal de turistas, que vieram de Curitiba para Natal passar um período de descanso, mas acabaram assaltados e passando mais de seis horas em delegacias na companhia dos assaltantes. E o pior ainda estava por vir: assistiram a dupla de assaltantes sair pela porta da frente da delegacia, sem sequer terem passado pela carceragem ou até mesmo terem o registro do roubo feito. O que parece uma história de ficção passou-se durante a tarde e a noite da última quarta-feira com o casal Gicelle Trevisan e Gérson Luis Fernandes e com o soldado João Maria da Silva, que foi um dos policiais militares que prenderam a dupla de assaltantes. O casal passeava nas proximidades do Forte dos Reis Magos quando foi abordado por Jorge Luis de Lima, de 18 anos, e um jovem de 15 anos, ambos armados com facas, que foram colocadas na barriga dos turistas. A dupla terminou levando todos os pertences do casal, como máquina digital, cartões de crédito, documentos e celulares, mas acabou sendo presa minutos depois. “Encontramos os dois no meio do manguezal, ainda com todo o produto do roubo, poucos minutos após o assalto ter acontecido“, conta o soldado João. Após a prisão, os policiais da Rocam, com o auxílio de viaturas da Companhia de Polícia de Turismo (Cptur), como é de praxe, levaram os assaltantes para a Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (Deatur). Ao chegarem ao local, por volta das 16h30, o delegado não estava no local, apesar do turno da delegacia ser até as 18h. “Nos disseram que o crime teria que ser registrado na DEA (Delegacia Especializada em Atendimento de Adolescentes), por ter um adolescente preso. Quando chegamos lá, estava tudo fechado”, contou o PM. E a cada passo, aumentava a via crucis dos policiais e do casal assaltado, que retornou para Curitiba na manhã de ontem. Já por volta das 18h30, todos – presos, turistas e policiais – chegaram à Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde, finalmente, poderia ser lavrado o flagrante do delito e a dupla terminaria presa pelo assalto. Mas, o que seria comum e certo acabou não acontecendo. O delegado que estava no plantão recusou-se a lavrar o flagrante. Assim como os agentes penitenciários que tomavam conta da carceragem da delegacia, que no momento alojava aproximadamente 80 homens, afirmaram que não iriam receber mais um preso. “O delegado Custódio Arraes nos informou que estava cumprindo ordens superiores, por isso não lavrou o flagrante. Nós tínhamos a materialidade do furto, os acusados presos e as vítimas, mas ainda assim eles não foram presos“, lamenta o policial militar. A única solução encontrada pelos policiais foi soltar a dupla, já por volta das 22h, cerca de seis horas após a prisão ter acontecido. “Nunca vi, em todos os meus 18 anos de Polícia Militar, um preso em flagrante sair pela porta da frente, sem sequer o boletim de ocorrência ter sido registrado. Ainda foi recomendado que eu e os outros policiais ficássemos fazendo a custódia do preso até a delegacia do turista, abrir às 8h da manhã. Só espero que alguém tome uma providência sobre isso“, afirmou o soldado João Maria.

Cronologia

16h – Dupla de assaltantes é presa por policiais da Rocam dentro de um manguezal, próximo ao Forte dos Reis Magos ;

16h30 – Policiais chegam com os assaltantes à Delegacia do Turista, que encaminha todos para a DEA;

18h – Delegacia de Atendimento de Adolescentes é encontrada fechada pelos policiais militares;

18h30 – Ao chegar na Delegacia de Plantão Zona Sul, é negado o registro do boletim de ocorrência pelo agentes;

19h30 – Delegado Custódio Arraes, alegando cumprir ordens superiores, também nega o registro do BO. Agentes penitenciários negam-se a receber presos, caso flagrante seja lavrado ;

22h – Dupla de assaltantes é liberada e sai pela porta da frente da delegacia, sem ter a ocorrência sequer registrada.

Fonte:dnonline

CASO SMITH - Família cobra conclusão do IPM

Sd Smith, seu filho e esposa
Há sete meses atrás um confronto armado entre Policiais Militares e bandidos que iriam praticar um assalto na vizinha cidade de Jucurutu na Região Seridó do Estado terminou em um desfecho trágico com a morte do Policial Militar Caicoense Bruno Smith. O SD Bruno Smith que estava na ação trabalhando com os demais integrantes da P2 (setor de inteligência) do 6º Batalhão de Policia Militar, investigava a perigosa quadrilha quando acabou sendo alvejado e morto por disparos que até hoje não se sabe oficialmente de que arma partiram.Depois da morte do Policial foi instaurado pelo Comando Geral da Corporação um inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias em que ocorreu a sua morte só que depois de sete meses da morte do Militar o IPM que tem como responsável o Coronel Wellington Arcanjo (preso na operação Batalhão Mall) e deveria ter sido concluído em dois meses ainda não teve o seu parecer final.

A Família do Policial cobra das autoridades Militares a conclusão deste procedimento para que possa pelo menos amenizar a dor da sua perda. A Esposa do Policial Smith, Zinalva Silva, disse que nada trará o seu esposo de volta mais a conclusão do inquérito alem de apurar o que realmente aconteceu também amenizará a dor e o sofrimento da família que até hoje não tem respostas concretas por exemplo de onde partiram os disparos que matou Smith. Para o Cabo João Batista, presidente da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó – APBMS, o inquérito Policial Militar Militar (IPM) já começou de forma equivocada, segundo ele foi realizada uma audiência em Jucurutu onde testemunhas foram ouvidas sendo que a família e os advogados de Bruno Smith não foram sequer comunicados.

A reportagem entrou em contato esta semana com o comandante Geral da Policia Militar Coronel Araújo e com o comandante do CPI Coronel Reinaldo, e foi informada que o inquérito está em fase de conclusão e já teria uma relatório parcial elaborado, faltando ser recebido um segundo laudo do ITEP já que no laudo anterior houve divergência no progetil comprobatorio para se descobrir de que arma partiram os disparos que tiraram a vida do PM. O Cabo João Batista informou que está aguardando alguns dias e que se não obtiver uma resposta sobre a conclusão do IPM a associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó estará entrando com uma ação na justiça comum solicitando que providências sejam tomadas para conclusão do inquérito.

Fonte: Assessoria APBMS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES X GOVERNO DO RN


Será realizada na tarde desta quarta-feira, 19, mais uma reunião entre as entidades representativas dos policiais e bombeiros militares e a equipe do Governo do Estado, na qual deverá ser apresentada uma contraproposta do governo aos valores apresentados na proposta de subsídio. A reunião será realizada na Consultoria do Estado e no mesmo local também está confirmada uma assembleia geral da categoria.

Estarão presentes na reunião o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o representante da Associação Nacional dos Praças, Sd. Marco Prisco.

O governo estadual, representado pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho Júnior, vem alegando que não tem condições de pagar a proposta requerida pelos policiais e bombeiros militares. A proposta mantida pelas entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel com valor de R$ 17 mil e um parcelamento até 2014. Já a proposta apresentada pelo governo, até o momento, é de um salário de R$ 2.700 com parcelamento até 2015. Com esse valor o soldado deixaria de receber os atuais 25% e passaria a receber 15% do salário do coronel.

Participe desta negociação, precisamos do seu apoio!

ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA
19 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)
15:00 HORAS
EMATER / CENTRO ADMINISTRATIVO

terça-feira, 18 de outubro de 2011

04 traficantes são tirados de circulação por PMs de Macau

O fim de semana não foi fácil para os bandidos da área da 1ªCIPM. Várias prisões foram efetuadas com bastante êxito como, por exemplo, essa que ocorreu no ultimo dia (14), por volta das 21h, onde a Central de Operações da 1ª CIPM recebeu uma ligação, a qual informava que na Trav. Manoel da Cruz (Beco do Facão) em Macau/RN havia algumas pessoas comercializando droga.

Ao Comando do Major Fernandes, juntamente com a guarnição do GTO, foi verificado a presença de 04 (quatro) pessoas em frente à residência nº 05 do Beco do Facão, os quais tentaram correr para dentro da casa onde vendiam a droga, ocasião em que foram pegos 02 deles antes de entrarem, que foran: DEDÉ DE PANDA e CRISTIANE.

Em seguida, a polícia entrou na residência que servia de ponto de venda de droga, e logo foi encontrando HENRIQUE e EDU, e em cima da mesa foi encontrado 01 (um) prato com 01 (uma) Gilette e 83 (oitenta e três) sacos de dindin, material usado para o acondicionamento da droga, sendo que os sacos de dindin estavam enrolados dentro das fraudas da criança.

QUADRILHA QUE TRAFICAVA DROGAS EM MACAU
Nesse momento, foi feita uma revista na casa, descobrindo-se dentro da gaveta de uma cômoda a quantia de R$ 154,00 (cento e cinqüenta e quatro reais) e em cima da caixa d’água, dentro de casa, foram encontradas 34 (trinta e quatro) trouxinhas de maconhas, já acondicionadas nos referidos sacos de dindin; bem como um pedaço de maconha prensada.

Diante das provas, a polícia deu voz de prisão a JOSÉ MARCOS DA SILVA, conhecido por “Dedé de Panda”, CLAUDIO HENRIQUE DA COSTA NOBRE, conhecido por Henrique, EDUARDO FERNANDES MONTEIRO DA SILVA, conhecido por “Edu” e JACIARA PATRÍCIA, conhecida por “Cristiane”, e conduziu todos eles à 5ª DRPC em Macau.

elma