terça-feira, 31 de maio de 2011

Filho de Sargento do Bombeiro pode ter sido morto vítima de Homofobía em São Gonçalo do Amarante

O estudante Caio Lhennyson da Silva Costa, 18 anos, saiu para uma festa numa casa de show da zona Norte de Natal na noite do último sábado e não mais voltou para a casa onde morava, no conjunto Novo Amarante, em São Gonçalo do Amarante. Seu corpo foi encontrado com marcas de espancamento e estrangulamento em uma granja da Rua Libanês, no mesmo bairro, por volta das 6h do domingo. O pai da vítima, o sargento BM Lenilson Jerônimo da Costa, 48, acredita que o crime possa ter sido motivado por homofobia. Ele afirma que os suspeitos são três amigos do jovem que teriam ido à festa com o jovem.


Segundo o pai do garoto, o estudante saiu para uma festa no bairro da Redinha, em Natal e foi visto na casa de show na companhia de outros três. Ao retornar para casa, no Novo Amarante, Caio teria retornado com um deles em um táxi durante a madrugada do domingo. No entanto, o jovem jamais chegou à sua casa naquela noite. Ele foi encontrado morto nos fundos de uma granja perto de onde morava.

Lenilson Jerônimo diz ter ficado chocado com a forma como o corpo do filho foi encontrado. Ele estava sem camisa e com a calça pelo joelho. Seu corpo apresentava várias marcas de espancamento e o pescoço apresentava hematomas fortes. Em sua boca havia bastante areia e pedras e ao redor do cadáver havia sinais de que o garoto tenha sido arrastado para o local. “Foi uma morte muito trágica. Mesmo assim, acredito na justiça e confio no trabalho da polícia”, comenta o pai da vítima.

Para o sargento BM, há três jovens suspeitos que já foram identificados pela polícia. “Inclusive esse que retornou com ele, pelo que eu soube, estaria brigado com o meu filho”. Os nomes dos suspeitos foram preservados para não atrapalhar nas investigações. “Agora precisamos reunir indícios concretos contra eles”, alega Lenilson. O caso será investigado pela delegacia de São Gonçalo do Amarante.

Fonte: DN Online

Grávida é flagrada tentando entrar com drogas na vagina na Penitenciária de Parnamirim

Gravida Flagrada com drogas na vagina no PEP
Uma jovem identificada como Francilma Arcanjo da Silva, 27 anos, grávida de cinco meses foi presa em flagrante no fim da manhã desse domingo (30), por volta das 11h, após tentar entrar com drogas escondidas na vagina, em uma visita na Penintenciária Estadual de Parnamirim. O flagrante aconteceu durante uma revista de rotina, onde foram apreendidas 16 pedras de crack e dois aparelhos celulares.


Segundo a polícia, Francillma alega que não possui nenhum envolvimento com tráfico de drogas e que apenas estava levando o material a mando do marido, que pediu que entregasse a droga a um dos detentos do presídio, conhecido pelo apelido de “Surfista”, o qual cumpre pena por tráfico de entorpecentes.

Por fim, a jovem afirma que nunca havia sido presa e que não possui qualquer tipo de relacionamento com Surfista.

Fonte: DN Online

segunda-feira, 30 de maio de 2011

JÁ ERA HORA - GOE é reconhecido pela SEJUC

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) criou um grupo especial, formado somente por agentes penitenciários, para atuar em casos de rebelião em todos os presídios do Estado. O Grupo de Operações Especiais do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte (GOE/RN) será sediado em Natal.

Pela portaria que o cria, o GOE "é a força de reação e pronta resposta da Secretaria da Justiça e da Cidadania, tendo por finalidade auxiliar os agentes penitenciários na recondução da segurança e disciplina da unidade penitenciária requisitante, bem como realizar escoltas de alto risco, intervenções em recinto carcerário, captura de presos foragidos, segurança avançada da área do Complexo Penitenciário, dentre várias outras atividades".


O secretário Thiago Cortez, que assina a portaria, frisa que "há uma necessidade prioritária de liberação dos efetivos dos órgãos policiais que hoje, circunstancialmente, atuam na custódia de condenados, com ênfase para as guardas externas e escoltas".

Aind ano documento, o titular da Sejuc diz que há "a conveniência de se manter pessoal altamente treinado, bem como a de disponibilizar adequados equipamentos para intervenção em ocorrências de alta complexidade no Sistema Prisional".

O GOE tem a seguinte estrutura básica: um diretor geral, um Núcleo de Administração (onde o responsável substituirá o Diretor Geral nas suas ausências), e um Núcleo de Logística.

O diretor geral e os demais integrantes do GOE são agentes penitenciários do quadro de servidores efetivos do Estado do Rio Grande do Norte. Esses agentes penitenciários serão submetidos a avaliações e treinamentos periódicos, destinados a aferir seu desempenho e aperfeiçoar seus conhecimentos, de acordo com procedimentos a serem definidos pelo diretor geral.

Veja a lista de competências do GOE/RN:


a) Realizar o segundo esforço, em suplementação ao trabalho desenvolvido pela estrutura de proteção dos estabelecimentos penais, sempre que necessário ao restabelecimento da ordem e da segurança na unidade penal;

b) Realizar operações locais, intermunicipais e interestaduais de escolta de presos, quando a periculosidade do preso justificar tal medida;

c) Desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, em muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do Sistema, quando necessário;

d) Produzir informações e promover ações, visando auxiliar a Polícia Militar e Polícia Civil na recaptura de internos foragidos e a proteção do Sistema Prisional;

e) Colaborar com a grade curricular do curso de formação do Agente Penitenciário de modo a atender as necessidades gerais do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte;

f) Elaborar normas de controle de distúrbios prisionais visando manter a segurança, bem como cursos com o objetivo de capacitar os Agentes Penitenciários do Estado do Rio Grande do Norte;

g) Exercer outras atividades correlatas.

NOTA GRN: Esse grupo criado pelo Agente Penitenciário conhecido como "PQD" com quem já tive a honra de trabalhar e de ser um irmão pra mim, a tempo já fazia a diferença nas unidades prisionais do estado, só faltava seu devido reconhecimento. E os caras aí não estão pra brincadeira não. Todos fizeram o curso do GPOE em Brasilia e diariamente treinam táticas novas para aprimorarem ainda mais seus conhecimentos. Agora cabe a SEJUC da uma instrtura melhor aos caras e uma boa gratificação para que o GOE tenha ainda mais incentivo para o trabalho, não ficando só pelo amor ao preto, pois só isso não enche barriga.

Parabéns a PQD e todo seu grupo por mais essa conquista! E os bandidos que se cuidem, pois o GOE está na área...

PEC-300 - Representantes das PMs e Bombeiros já se encontram em Brasília para audiências hoje

Representantes das associações dos PMs, Bombeiros Militares e Policias Civís dos estados brasileiros se encontram em Brasilia/DF para duas Audiências hoje para tratar de assuntos referente a PEC-300.

Em contato com Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (ACS-PMRN), Cb Jeoás, via Messenger na madrugada dessa terça feira (31), o mesmo informou que ja se fazia presente com ele, representantes de mais de 20 estados e que pela manhã chegariam mais. O Cb que estava em um dos quartos coletivos com os membros dos diversos estados, informou ainda que as audiências acontecerão em dois horários:


13h com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
15h com a Criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Nacional.

O presidente da ACS PMRN, informou que essas audiências serão muito concorridas mais que espera voltar para nosso estado com boas notícias sobre a PEC-300 que é uma das maiores conquistas para a segurança pública nacional.

A Deputada Federal pelo PT RN, Fátima Bezerra já confirmou presença nas audiências. Ela que sempre se fez presentes nas lutas por melhores salários das categorias Policiais do Estado.

Esperamos que essa comissão nos traga novidades boas sobre essa luta que vem se arrastando a anos por falta de vontade de alguns politicozinhos que de 4 em 4 anos ficam como cachorrinhos de ligua de fora pedindo o meu e o seu voto. Pense bem em quem escolhe como seus representantes.

>>>   PEC-300   <<<

"Vai sobrar para o bandido", avisa novo delegado geral da Policia Civil

O novo delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério Silva, 42, inicia oficialmente suas atividades nessa segunda-feira (30) e já elegeu, pelo menos, dois objetivos que pretende alcançar: unificar a corporação e combater o tráfico de drogas.

A julgar pelos resultados alcançados pelos seus antecessores, entretanto, a tarefa não será fácil. A classe policial do RN vive em hiato há bastante tempo: por um lado, conflitos de interesse político fragilizam a instituição; por outro, sente desprestígio pelas condições de trabalho, amplamente denunciadas pela imprensa, mas sem solução definitiva pelos tutores do Estado.

Silva foi eleito com 89 votos entre os novos delegados que compõem o Conselho da Polícia Civil. Assume a Delegacia Geral da Polícia Civil num momento de greve, a quarta no último quadriênio. Além disso, a instituição padece por falta de aparelhamento adequado. Sobram presos nas delegacias e faltam condições mínimas de investigações.

Para se ter ideia dos desafios, até primeiro de julho próximo, ele precisa, por determinação do Ministério da Justiça, dar cabo a 1.100 processos que se avolumam nos escaninhos da burocracia do Estado. Crimes, num geral, datados de quase 20 anos, prestes a prescrever.

Ainda assim, a experiência de quem tem 17 anos nas forças policiais o anima a contornar o quadro. Há 13 anos ele está no Rio Grande do Norte - é natural de Recife (PE), onde começou seus trabalhos na área. 


Tendo passado por diversas delegacias da capital e do interior e sendo o único delegado de polícia a compor a Força Nacional, Fábio Rogério Silva falou ao Nominuto sobre os objetivos norteadores de sua gestão, a saber: combate ao crime organizado, preservação da vida, unificação da polícia e as polêmicas alterações do novo Código de Processo Penal.

Nominuto: Fale um pouco sobre sua ação na Força Nacional

Fábio Rogério Silva: É uma unidade que veio para dar apoio e suporte aos estados da federação, que quando solicitado entra como colaboradora. No último ano, atuei no estado de Alagoas, o mais violento do país, que pediu ajuda à Força para resolver esse impasse.

E agora você volta ao RN e encontra a categoria em greve, inflexível às negociações. Como pretende contornar esse quadro?

 Acredito numa solução boa para a greve, tanto para a classe quanto para o governo. Apelo que os colegas entendam que vivemos um novo momento na administração. Temos condições de reestruturar a polícia.

De que maneira?

Veja, já estou fazendo contatos com Brasília. O fato de eu ter integrado a Força Nacional teve repercussão boa na capital federal, pelo fato de eu ser o único delegado de polícia integrante desse movimento. Com essa porta aberta, acredito na abertura de convênios, de onde vem todo o dinheiro e possibilidades de projetos e criação de novas delegacias.

Como esse trânsito em Brasília vai conseguir trazer para o Rio Grande do Norte resultados práticos na repressão às drogas. O OXI, por exemplo, já chegou aqui. Quais seus planos contra essa nova droga?

Um dos meus objetivos é valorizar a vida através do combate à grande incidência de homicídios que está ocorrendo no estado. A banalização do crime de homicídio, queremos reprimir e incitar, e a criação da divisão de homicidios, que terá recursos para investigar e identificar autoria dos crimes. Logicamente que sabemos que o tráfico de drogas anda junto com os homícidios. A gente vai intensificar a repressão.Vamos fazer o nosso trabalho, tirar os delinqüentes e marginais da sociedade e colocar na cadeia para arcar por seus crimes. Caso se rebelarem, melhor para polícia. Entre o policial e o bandido, vai sobrar para o bandido.

A partir de 4 de julho passam a vigorar as novas alterações do Código de Processo Penal. A mais polêmica delas se refere ao desafogamento do sistema carcerário, tornando afiancável crimes de até quatro anos. Como é retroativa, a medida pode colocar até 50 mil crimininosos nas ruas. Como você encara essas modificações?

Elas favoreceram a criminiladidade, sem dúvida, às pessoas que são ligadas ao crimes, que serão favorecidas pela lei. Sou contrário. Deveria ter sido mais rigoroso. Para ficar preso hoje deve cometer crime gravíssimo. A quantidade de pessoal que vai cometer crime e que não vai dar em nada vai ser imensa. Aumentará a sensação de impunidade da sociedade.

  O senhor mencionou que pretende unificar a Polícia Civil...

Há muito tempo a polícia tem integrantes em grupos, e isso não traz nenhum resultado interno para instituição - falo dos delegados. Temos a possibilidade de resgatar isso. Tenho treze anos e meio em delegacia. Conheço as deficiências que meus colegas e amigos reivindicam. Tenho consciência das dificuldades e vou tentar resolver.
Fonte: Nominuto

PM escolta marcha da maconha em Natal

Diferentemente do que ocorreu em outras capitais brasileiras, como São Paulo, por exemplo, a Marcha da Maconha de Natal saiu. E saiuescoltada pela Polícia Militar. Para viabilizá-la, os organizadores tiveram de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que entre várias ações, proibia o consumo e a venda de qualquer tipo de substância ilícita.

O advogado da marcha, Pedro Siqueira, comemorou a decisão e explicou que o objeto da TAC também era controlar possíveis abusos dos dois lados: manifestantes e Polícia. “Ao liberar a marcha, eles reconheceram um direito que é legítimo, que é o de contestar a legislação atual”, afirmou Pedro.

Um dos membros do Coletivo Marcha da Maconha Brasil, grupo que mantém o site www.marchadamaconha.org.br e apóia as manifestações realizadas em todo o País, porém, não aprovou as medidas, e chegou a postar um texto no fórum do site no último dia 21, classificando as normas impostas como ‘cerceadoras do movimento’.

"Na reunião que durou em torno de 2h30min, foram colocados inúmeros termos como condição para realização da marcha da maconha em Natal. A maioria deles, ao nosso ver, cercearam muito a organização do movimento como, por exemplo, a determinação para a marcha terminar às 17h, com tolerância de 30min., lista para cadastro dos organizadores, lista de quem estará permitido a falar no microfone, nome e cadastro dos músicos que irão tocar na marcha, camisas com a sinalização de
organização do evento. Vemos que isso é uma permissão tímida para ocorrer a manifestação”, postou o manifestante.

Apesar disso, Isabela Bentes, uma das organizadoras da marcha, afirmou que a organização conseguiu “entrar em comum acordo com a Polícia” e garantir a realização da marcha, sem necessidade de alterar o nome, como foi imposto em outras capitais. “Muitas capitais tiveram suas marchas proibidas. Isso mostra que estamos muito atrasados em relação e que antes de lutar pela legalização da maconha, é preciso lutar pela legalização do debate”, lamentou Isabela.

Com tempo de duração controlado pelo TAC, a marcha partiu da rua Erivan França, na Praia de Ponta Negra, e seguiu até o Praia Shopping. Cerca de mil pessoas participaram da manifestação. Esta é a segunda vez que a marcha ocorre em Natal, e a primeira vez em que ocorre fora dos muros da universidade, quando reuniu mais de 500 manifestantes.
Muitos aproveitaram a oportunidade para divulgar as vantagens da legalização da maconha. Para o professor e mestre em História, Enoque Vieira, defensor da legalização da maconha, “está mais do que
comprovado que o grande problema do Brasil não é a maconha”. Ele ressaltou o poder destruidor de drogas mais fortes como crack e o oxi e afirmou que a maconha ainda é vista com muito preconceito pela sociedade. “Ainda há muito preconceito em torno do nome”, afirma. Adepto da erva, Enoque defende o plantio de mudas nos quintais das casas, o que é proibido no Brasil.

A marcha reuniu manifestantes de todas as classes sociais e profissões, desde estudantes a cientistas renomados, como o neurocientista Sidarta Ribeiro.

Post

No post, o manifestante relembra que não seria permitido o consumo e a venda de qualquer substância ilícita na marcha, orientação que foi repetida diversas vezes durante a manifestação. “A manifestação é em prol de tornar legal algo que ainda é proibido. Portanto, esclarecemos que toda e qualquer conduta criminosa que ocorra durante a marcha da maconha será tomadas as medidas cabíveis em caso de flagrante. Cada indivíduo responde por si só, não cabendo ao advogado ou a qualquer um que seja identificado como organizador da marcha da maconha ter responsabilidade sobre o outro”.

Sequestro Relãmpago em Natal intriga a polícia

Um seqüestro relâmpago mobilizou a polícia militar no início da noite de sábado, no bairro de Emaús, Parnamirim. A vítima identificada como Edna Barros da Silva, 36, foi surpreendida por três homens em sua residência que amarraram a vítima, e a colocaram no porta-malas de um veículo que foi abandonado no distrito industrial de Macaíba, onde a polícia encontrou Edna Barros.

Segundo informações da polícia, por volta das 18h30 deste sábado três homens portando armas invadiram a residência de Edna e renderam a vítima que foi amarrada e obrigada a tomar comprimidos e a cheirar éter, ficando inconsciente.


Os seqüestradores tomaram o veículo de Edna, um carro modelo Renault Mégane e a colocaram no porta-malas. O grupo conduziu o veículo até uma estrada carroçável em Macaíba, e segundo a polícia ainda ameaçaram a vítima avisando que voltariam no domingo para “terminar o serviço”, tocando fogo no carro.

Por volta das 20h30, populares que passaram próximo ao local e viram o veículo abandonado, foram chamados a atenção pela vítima e acionaram a polícia. Os policiais foram ao loca e conseguiram retirar Edna Barros do porta-malas, tirando o banco traseiro do veículo.

A vítima foi levada ao hospital onde foi socorrida e em seguida registrou a ocorrência na delegacia de plantão da Zona Sul. Os bandidos fugiram sem levar pertences da vítima e a polícia irá investigar a motivação do seqüestro.

Fonte: DN Online

Informações Extras do GRN:

No momento que o veículo foi encontrado, pelas placas repassadas, o CIOSP entrou em contato com o proprietário que não terá seu nome revelado, e o mesmo estava muito nervoso e desligou o celular durante a coversa.

Em seguida o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública enviou até o endereço do proprietário do MEGANE a ROCAM-087 e o CHOQUE-10 que foram até o apartamento da possível vitima que não encontrava-se em casa, mais que segundo o selador do condomínio, A Sra. Edna, vitima do seqüestro, estaria passando por um processo de separação com o proprietário do veículo e que durante o dia, só ela foi visto o veículo do seu patrão.

Coincidência? Nada foi levado da vitima. Só as investigações podem revelar.

Foragido do Raimundo Nonato é recapturado pela PMna Zona Norte

A Polícia Militar realizou a recaptura de um foragido do presídio provisório Raimundo Nonato, situado na Zona Norte de Natal, na tarde desse domingo (29), por volta das 15h, na BR-101 norte, em um ponto de lazer conhecido como “Rio Doce”. De acordo com o tenente Santos, oficial em serviço, os policiais chegaram ao local após uma denúncia anônima de que um homem identificado como José Vasconcelos da Silva, 34 anos, estaria morando em um barraco localizado em um morro próximo do rio.


Segundo o tenente, a PM foi até o barraco, onde ninguém foi encontrado. Em seguida, os policiais se dirigiram até o rio e encontraram o foragido tomando banho com a sua companheira. Impossibilitado de uma tentativa de uma nova fuga, José Vasconcelos da Silva não esboçou reação e foi recapturado.

A polícia confirmou que José Vasconcelos é acusado de roubo de veículos na capital potiguar.

Fonte: DN Online

Major Araújo quer carreira única na PMGO

"Nossa prioridade, minha e do Governador é a carreira única na PMGO e se Goiás tiver que ser exemplo no Brasil que seja, mas não vamos esperar ninguém nos dar esse exemplo, vamos largar na frente. Se nossos praças podem ser advogados, enfermeiros, engenheiros, jornalista e etc, porque não podem ser oficiais da PM?"


Aconteceu neste sábado em Corumbaíba (50 km de Caldas Novas) um grande evento em comemoração aos 99 anos da cidade. Na oportunidade várias autoridades foram condecoradas entre eles os Policiais Militares de Corumbaíba com medalhas concedidas pela Câmara Municipal local.

Quando o evento já havia terminado o Governador Marconi Perillo junto com o Deputado Estadual Major Araújo aproximaram-se dos policiais e o governador disse que sua prioridade é a carreira única na PM, “Já pedi que o Major Araujo sentasse com o João (João Furtado – Secretário de Segurança) e defina o projeto de lei com promoções automáticas e que dê acesso às praças ao oficialato” disse o Governador. 

Major Araújo disse que para ele é prioridade e comentou que a época das vacas magras está quase no fim, “Tenho sido muito respeitado pelo Governador e ele quer investir na carreira de nossas praças com uma lei forte, sem politicagem, e isso tem sido motivo de muita discussão. Faremos audiências públicas com a tropa para colher sugestões e isso também tem sido feito nas nossas viagens em visitas aos militares. Esse projeto faz parte da meritocracia implantada pelo Governador!” afirma.

O deputado lembrou a importância da audiência pública sobre jornada de trabalho dos militares e sentiu a ausência do público interessado no evento. “A audiência pública sobre a jornada é de interesse de todos, pois estamos tratando das escalas torturantes que vivem nossos militares, convocamos inúmeras autoridades, mas apesar do sucesso do evento não conseguimos chamar muito atenção para o assunto que é extremamente importante, principalmente para os nossos militares, a participação dos militares poderia ser maior.” Disse Major Araújo disse que será feito história nesse mandato e é só questão de tempo.

“Sei que nossa tropa está ansiosa para começar a ver as transformações, mas não faremos nada sem uma consulta a todos os militares, estudos estão sendo feitos, mudanças estão sendo elaboradas, mas tudo morre na Assembléia e nada será aprovado sem uma consulta prévia com nossos PMs e Bombeiros que me colocaram aqui justamente para isso, por isso quero aqui confortar a todos. Nenhuma lei fantasiosa será aprovada e nem tão pouco que não seja de interesse da classe, em especial de interesse de nossas praças. O que eu peço é que todos participem e lotem nossas audiências para que os demais vejam nossa força”

Finaliza Major Araújo.

Fonte: Major Araújo

PEC-300 - Deputado diz que falta vontade política

O deputado federal Mendonça Prado (DEM-SE), relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 300, que equipara os salários recebidos por militares de todo o país aos pagos no Distrito Federal, admitiu, em Teresina, que para a aprovação da matéria falta apenas vontade política. A PEC foi aprovada em primeira votação na Câmara Federal ainda em 2010 e deveria ter ido a segunda votação logo após a eleição. Ainda não há previsão de retomada da discussão do projeto no Congresso Nacional.

"Falta vontade política. Havia um acordo com o Governo de votarmos a PEC 300 após as eleições, mas lamentavelmente isso não foi cumprido. Estamos fazendo atos como esse em todo o Brasil para conclamarem os militares a pressionarem os parlamentares de seus estados", relatou Mendonça Prado, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal e participou de ato em apoio à aprovação da PEC 300 na Câmara Municipal de Teresina.


"Cedemos em vários pontos, como a definição do piso salarial pelo Executivo. Mas falta pressão das bancadas. Além disso, tivemos uma renovação de quase 50% no Congresso e por isso tivemos de retomar um trabalho de formiguinha de mostrar aos parlamentares que não é uma causa dos militares, mas da segurança pública do país", comentou Mendonça Prado.

O parlamentar rebate o argumento de que a aprovação da medida comprometeria as finanças dos estados: "por isso propomos a criação de um fundo, com recursos do Imposto de Renda e do IPI. Na verdade, será injetado dinheiro nos estados".

O suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha (DEM), um dos principais defensores da PEC 300 na legislatura passada, destacou que a proposta tem viabilidade legal e orçamentária. "Quando se fala em melhoria de salário de professor, todos são simpáticos por representar melhoria para a educação. O mesmo acontece com a PEC 300. É defesa da melhoria da segurança pública", alegou.

O vereador R. Silva (PP), que é militar, destacou que, já somado o aumento de 11% anunciado pelo Governo do Estado, o salário de um praça no Piauí é de R$ 1.405,00. "O policial ganha pouco e por isso tem de fazer bico nos seus horários de folga. O Piauí agora ressurge nessa discussão. Iremos a Brasília quantas vezes for preciso", relatou o vereador.

Fonte: 180 graus

PAGAMENTO DO ESTADO ACONTECERÁ A PARTIR DESTA SEGUNDA

Segundo informações da secretaria de Planejamento e Finanças, houve um erro cometido pelo Banco do Brasil, por isso não foram processadas neste sábado, 28 de maio, as transferências bancárias para os servidores públicos estaduais que recebem os salários no primeiro dia do pagamento.

A SEPLAN manteve contato com o Banco do Brasil e as transferências acontecerão nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de maio, respectivamente.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Foragido de Alcaçuz troca tiros com a PM e sai alvejado em Mossoró

Um jovem identificado como Jackson Jasiel Silvério, 23 anos, fugitivo da penitenciária Estadual de Alcaçuz, foi baleado em uma troca de tiros com a Polícia Militar por volta das 9h30 desta quarta-feira(25), durante um patrulhamento de uma viatura policial no bairro Ivan Rosado, no município de Mossoró. De acordo com o sargento Osman, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública(Ciosp), os policiais perceberam um comportamento estranho do jovem e iniciaram uma perseguição na busca pelo suspeito.


Segundo o sargento Osman, Jackson Jasiel correu para uma área de matagal, sacou um revólver e começou a atirar contra os policiais, que revidaram e feriram o presidiário com dois tiros nas regiões da nádega e da virilha. Na ocasião, nenhum policial foi baleado.

Jackson Jasiel Silvério foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia e ainda não se tem informação sobre o seu estado de saúde.

Fonte: DN online

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMISSÃO DE SEGURANÇA VAI FAZER RAIO-X DAS POLÍCIAS

Presidente da Comissão de Segurança Pública vai criar grupo de trabalho para fazer diagnóstico das polícias civil, militar, rodoviária, federal e das guardas municipais em todo o país.

O deputado Mendonça Prado, do DEM de Sergipe, informou que o grupo de trabalho vai apurar questões como o efetivo ideal, salários, carga semanal de trabalho e unificação das polícias.

Nesta terça-feira, a Comissão de Segurança Pública debateu a carga horária semanal dos policiais e as condições de trabalho das polícias no Brasil.

O presidente da Associação Nacional das Entidades de Praças Militares Estaduais, Pedro Queiroz, alertou para o perigo de uma falência da segurança pública.

"Não adianta a gente querer tratar de bons salários, ou de bom plano de assistência à saúde, se não reduzir a jornada de trabalho do homem. Tem que haver uma parceria entre estado, União, para poder suportar essa carga de modificações que tem que ser feita. E se não for feita, nós vamos entrar num colapso."

Pedro Queiroz disse ainda que o Brasil tem cerca de um milhão de policiais civis e militares, quando necessitaria de cerca de três milhões para atender à recomendação da ONU, de um policial para cada 250 habitantes.

Segundo ele, na maioria dos estados, os policiais não têm jornada fixa de trabalho. Pedro Queiroz acusou os governadores de usurparem a mão de obra do policial militar, que chega a ter jornada de 96 horas semanais.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Gilson Dias, a população não pode aceitar que o governo trate a segurança pública como um gasto, mas como um investimento em qualidade de vida.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Mendonça Prado, explicou que os deputados estão buscando, com as audiências, um diagnóstico correto da situação das polícias para apresentar uma proposta de segurança pública.

"Nós temos diversos problemas relacionados ao setor, como a questão do efetivo insuficiente, incompatível com o número de habitantes de cada estado. São cargas horárias que fazem do trabalhador de segurança um verdadeiro escravo, o que é um risco para a sociedade, porque é um trabalho que causa exaustão ao trabalhador."

O deputado Delegado Waldir, do PSDB de Goiás, autor do requerimento da audiência, alertou que o Brasil pode sofrer um colapso na segurança pública, justamente na ocasião de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Ele condenou jornadas de trabalho que considera desumanas, sem pagamento de horas extras ou adicional noturno aos policiais. Segundo ele, muitos desses profissionais passam a usar drogas e chegam até a cometer suicídio.

FONTE: Agência Câmara

Justiça determina nomeação de aprovados no concurso da Polícia Civil

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Érika de Paiva Duarte Tinôco, determinou que o governo estadual nomeie e dê posse em um prazo de 60 dias os candidatos aprovados para Concurso da Polícia Civil. A decisão da magistrada, proferida nesta segunda-feira (23), diz respeito ao pedido de liminar.

De acordo com a determinação, o preenchimento das vagas deve obedecer rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos aprovados.


A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte ajuizou ação contra o Estado, tendo como objetivo a determinação judicial para a nomeação imediata dos candidatos aprovados no concurso iniciado através do Edital n.º 1 – PCRN, de 04 de dezembro de 2008. O certame já foi concluído e homologado.

Os cargos são de delegado, agentes e escrivães.

Fonte: DN Online

POLICIAIS RECÉM-FORMADOS RECORREM A DEPUTADOS PARA PRESSIONAR GOVERNO DO RN A PAGAR SALÁRIOS

Os policiais militares recém-formados estarão recorrendo aos Deputados Estaduais na tentativa de pressionar o Governo do Estado a regularizarem o pagamento dos 472 policiais formados na turma 2010.2 da PMRN.

Os soldados irão se reunir na Assembléia Legislativa do RN a partir das 14 horas e esperam lotar a galeria daquela Casa Legislativa.


Os policiais formados na última turma de soldados da PMRN estão recebendo apenas um salário mínimo há cinco meses, totalizando um prejuízo financeiro para os militares estaduais em torno de R$ 7 mil/policial.

O processo para a implantação dos vencimentos de 472 soldados formados tramita nos corredores dos diversos setores do Estado desde o mês de janeiro, mas sem previsão alguma para ser implantado. Apesar do Comandante Geral da PMRN, Coronel Araújo, ter anunciado em seu blog que conseguira uma parte do crédito suplementar para regularizar o pagamento dos policiais, a Secretaria de Administração ainda alega que não há previsão orçamentária para a devida regularização dos vencimentos dos recém-promovidos à graduação de soldados.

Enquanto isso, os 472 policiais militares continuam recebendo como alunos-soldados, mas arriscando suas vidas em ocorrências mesmo sem receber a Gratificação de Risco de Vida, nem qualquer outra vantagem pecuniária inerente da atividade policial militar.

Fonte: Sd Glaucia

terça-feira, 24 de maio de 2011

GTO da 3ªCIPM passa por semana de treinamentos táticos

Os Policiais Militares da 3ª CIPM que trabalham no GTO (Grupo Tático Operacional) passarão durante toda a semana por um treinamento com intuito de melhorar a qualidade do serviço oferecido a população.
 
Os Policias terão instrução de Armamento, ITI (Instrução Tática Intensiva), Patrulhamento Rural, Gerenciamento de Crise, Entradas Táticas em Edificações, Abordagens a pedestres e veículos, Patrulhamento Tático Moto, entre outros.

Na noite deste Domingo (22/05) foi dada a primeira instrução de ITI.

Nessa segunda-feira (23/05) foi dada Patrulhamento Tático Móvel e Armamento.


Até Sábado os Policiais terão várias instruções durante todo o dia e receberão um certificado.

O Comandante da Companhia, Major Edilson, disse que esses treinamentos são fundamentais para que a tropa esteja preparada para enfrentar qualquer desafio que o trabalho Policial venha a proporcionar.

Outros 60 Policiais já tinham tido instrução de Tiro Defensivo semana passada com instrução e disparos com armas de vários calibres (Pistola. 40, Carabina.40, Espingarda calibre12, fuzil 556 e Revólveres).



Após suspeita de Bomba, CEF Mossoró é esvaziado as pressas

Andrey Ricardo
Da Redação


A agência central da Caixa Econômica Federal (CEF) de Mossoró foi interditada durante todo o dia de ontem após denúncias de que artefatos explosivos teriam sido implantados no prédio. A denúncia foi feita através de uma ligação anônima, no fim da manhã. A agência foi esvaziada e todos os funcionários dispensados. A Polícia Federal trouxe dois peritos de Natal, especialistas em artefatos explosivos, para averiguar a denúncia. Até o fim desta matéria, a suspeita é que a ligação tenha sido um trote.


De acordo com o delegado federal Breno Morais, que acompanhou de perto o caso, a primeira ligação foi feita por volta das 10h, quando um homem de sotaque regional ligou e avisou que havia uma bomba. Ele se identificou como o autor do crime e pediu para que todos os funcionários e clientes fossem retirados da agência. Ainda de acordo com Breno Morais, o denunciante mencionou que não queria ferir ninguém e que a bomba iria explodir somente no fim do expediente. No início da tarde, antes da evacuação do prédio, o homem voltou a telefonar, dessa vez mais alterado, e fez novas ameaças.

Na segunda ligação, mais alterado, o homem mostrou-se irritado com o fato de a agência ainda não ter sido esvaziada. Dessa vez, policiais federais já estavam no local. O prédio foi esvaziado, ficando somente os vigilantes e alguns funcionários no interior da agência. Os policiais procederam uma revista no prédio, mas não encontram os explosivos. Dois peritos de Natal foram solicitados para fazer um trabalho mais minucioso. A equipe chegou à agência central por volta das 17h40 de ontem, quando iniciou uma varredura no prédio. O DE FATO, à distância, acompanhou uma parte desse trabalho.

O primeiro setor verificado foi a ala dos caixas eletrônicos, cuja segurança é menor em relação à parte interna do prédio. Para ter acesso aos caixas, não é preciso passar por detectores de metais ou seguranças. Em aproximadamente 30 minutos, toda a área frontal da agência foi vasculhada pelos agentes, que trouxeram de Natal uma mala carregada de equipamentos. Até o encerramento desta matéria, a revista feita pelos peritos ainda não havia sido concluída e a suspeita de as ameaças serem um trote ganhava ainda mais força. Mesmo assim, o delegado reforçou a importância do trabalho.

Segundo Breno Morais, mesmo havendo poucos indícios de que o artefato explosivo tenha sido colocado no interior da agência, o trabalho dos peritos é importante para garantir a segurança dos servidores e milhares de clientes que freqüentam aquela agência diariamente. Só enquanto a reportagem acompanhava a perícia na parte frontal da agência, dezenas de pessoas foram ao local para tentar utilizar os serviços bancários, mas foram surpreendidas com a presença dos policiais e um anúncio na porta, afirmando que os serviços estavam suspensos "por problemas no sistema", segundo o cartaz.
 
Clientes pegos de surpresa 
 
Os serviços prestados pela agência central da Caixa Econômica Federal (CEF) foram suspensos no fim da tarde de ontem e muita gente desavisada foi pega de surpresa. Alguns simplesmente olhavam o cartaz na porta e voltavam, enquanto outros se mostravam irritados.

Foi o caso da dona de casa Lucilene da Silva, que tem 40 anos e mora em Apodi. Ela viajou por cerca de uma hora para entregar uma documentação e encontrou portas fechadas. "Não disseram nada. Só disseram que não iam abrir", disse a dona de casa, que voltou para casa sem ser atendida.

Outro fato que chamou a atenção dos clientes e principalmente dos funcionários que trabalham na região foi a grande presença de policiais nas partes externa e interna do prédio.

Já a reportagem teve a atenção chamada pelo fato de o local não ter sido totalmente isolado, já que clientes podiam se aproximar da porta de entrada e o fato de vigilantes e funcionários continuarem transitando normalmente no interior do prédio. Caso uma bomba realmente explodisse no local, o número de vítimas poderia ser grande, entre funcionários, policiais, clientes e curiosos.

Fonte: www.defato.com

PF prende quadrilha que traficava drogas de São Paulo para Natal

Policiais federais no Rio Grande do Norte prenderam neste final de semana uma quadrilha de oito presos que trazia drogas de Campinas/SP para Natal. Foram detidos: dois mecânicos, sendo um natalense, 29 anos e outro paulista, 23 anos; um representante comercial potiguar, 46 anos; um marceneiro, paulista, 33 anos; um motoboy, paulista, 23 anos; uma dona de casa, potiguar, 34 anos; um pedreiro, natalense, 46 anos e um foragido da 7ª. DP desta capital, de 27 anos, que na ocasião usava identidade falsa e estava há três anos em local ignorado.

Durante a operação, denominada “Conexão” foram apreendidos ainda: 5,16 kg de cocaína; 9,19 kg de crack; 2,76 kg de maconha e 1,70 kg de haxixe, além de um revólver cal. 38, munição, três balanças de precisão, três veículos e R$ 1.019,00 em espécie.

Há cerca de quatro meses, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) vinha investigando uma quadrilha que supostamente estaria trazendo drogas do interior de São Paulo para ser distribuída na capital potiguar. No decorrer das investigações, a PF descobriu que um dos suspeitos seria um pedreiro que já havia sido preso pela DRE em 2002, também por tráfico de drogas.

Identificado o seu endereço no conjunto Pitimbu, ele passou a ser observado e logo foi possível saber que um marceneiro, igualmente preso pela PF e acusado de tráfico de entorpecentes no ano 2005, residente no Parque Industrial, em Parnamirim/RN, passou a ser visto com certa frequência naquele endereço e sempre acompanhado por um representante comercial, este último morador de Felipe Camarão.

Como o encontro daquelas pessoas se repetia constantemente os policiais passaram a desconfiar de que elas estariam se reunindo em associação para o tráfico e por isso seus endereços passaram ao longo dos meses a ser vigiados. Na manhã do último sábado, os policiais da DRE receberam a informação de que o representante comercial, morador de Felipe Camarão, havia feito uma viagem para Campinas/SP com a finalidade de buscar drogas.

Munidos de mandados de busca e apreensão, a PF redobrou a vigilância em duas daquelas três casas, uma vez que durante a investigação ficou evidenciado de que o pedreiro residente no Pitimbu não mantinha droga em sua residência, valendo-se dos outros endereços para a guarda do entorpecente. Por volta das 17h daquele dia os policiais observaram um grande movimento de veículos suspeitos nas residências vigiadas e então resolveram fazer a abordagem simultânea em Felipe Camarão e no Parque Industrial. No endereço de Parnamirim, a PF contou inclusive com o apoio do efetivo da Polícia Militar face o grande número de pessoas suspeitas no local.

Em ambas as residências foram encontradas drogas, sendo que a maior quantidade, em forma de tabletes e acondicionada em uma mala, estava no quarto de casal e no endereço do marceneiro que no momento da abordagem tentou reagir, mas foi devidamente imobilizado pelos policiais. Sua mulher, grávida de 8 meses, também foi presa em flagrante.

Durante a autuação dos acusados na sede da PF foi possível confirmar que a droga era adquirida realmente em Campinas/SP, porém os presos alegaram desconhecer quem seria o fornecedor. Dos oito detidos na Operação Conexão, pelo menos cinco já possuem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime: tráfico de substâncias entorpecentes. Os presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória do estado onde irão permanecer à disposição da justiça. Em 2011, a Polícia Federal já apreendeu mais de 240 kg de drogas no estado. A maior quantidade é crack. 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da PF/RN

PMs e Bombeiros dão 30 dias para Governo se posicionar quanto as Reivindicações

Policiais e bombeiros militares derma prazo de 30 dias para que Governo do Estado se pronuncie sobre reivindicações das categorias. Os profissionais realizaram uma assembleia geral unificada entre oficiais e praças, no sábado (21), quando decidiram intensificar a cobrança pela aprovação do novo Estatuto dos Militares Estaduais, a criação do Código de Ética e do subsídio.

A proposta de subsídio, aprovada pela categoria e em várias reuniões com o Comando da Polícia Militar, sugere uma tabela de escalonamento em que o soldado receberá 30% do salário do coronel, com uma diferença de 5% a cada graduação. Nessa proposta o salário do coronel seria de R$ 17.237 e o do soldado de R$ 3.792,14.

A criação do Código de Ética é para substituir o Regulamento Disciplinar instituído em 1982 e, muitas vezes, considerado inconstitucional inclusive pela justiça do Rio Grande do Norte. A proposta, de acordo com a Associação de Cabos e Soldados da PM, é mais atualizada, tem teor educativo e vai regular a atividade profissional. Entre as mudanças no código de ética estão a graduação das transgressões disciplinares em leve, moderada e grave, definição de prazos para os processos administrativos, fim da detenção e da prisão administrativa e criação de uma comissão disciplinar dos militares por unidade.

Sobre o Estatuto dos Militares Estaduais, proposta também aprovada pela categoria e pelo Comando da Polícia Militar, as principais mudanças são a jornada de trabalho máxima de 160h mensais, exigência de nível superior para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, fixação de data-base, transferência para a inatividade aos 25 anos de efetivo serviço e 30 anos de contribuição previdenciária, estabilidade aos três anos de serviço, extinção da prisão disciplinar, e previsão do tempo de promoção entre as graduações com ou sem previsão de vagas.

“Temos que deixar claro que todas as propostas já foram aprovadas pela categoria e passaram por diversas reuniões entre as entidades de praças, oficiais e o Comando da Polícia Militar. Damos, a partir de hoje, um prazo de trinta dias para que o governo estadual receba as propostas e se posicione sobre nossas reivindicações”, afirma Cabo Jeoás, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM.

Fonte: Tribuna do Norte

Viatura da PMRN capota na BR-101

Uma viatura da PM capotou na BR-101, por volta das 12h30 desta segunda (23). O acidente ocorreu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, perto de São José de Mipibu, no sentido São José-Natal.

No momento do acidente, a viatura estava com três policiais. A SAMU socorreu todos.

Segundo informações, o capotamento foi causado por um pneu estourado.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Transtorno na vida policial


Por: Archimedes Marques

Desprende-se de grande parte da nossa sociedade os pensamentos errôneos de que todo policial é arbitrário e violento, irresponsável e ineficiente, corrupto e corruptível, covarde e delinqüente se comparando até ao seu próprio opositor, o bandido.
Tais pensamentos ilógicos e insensatos, além de emperrar uma real interatividade entre o povo e a sua Polícia ainda ferem de morte o brio do bom e verdadeiro policial que em verdade faz parte da grande maioria do contingente institucional em todas as Polícias do Brasil.
É bom que se frise que o policial é um funcionário público encarregado de prestar a segurança pública à sociedade e deve agir sempre de acordo com as normas. Quando ele comete algum abuso ou crime está sujeito à punição como qualquer outra pessoa do regime em vigor e até ainda com mais rigor devido a sua qualidade de guardião da Lei, pois ninguém está autorizado neste país a praticar excessos.
Já se foram os tempos em que os policiais frequentemente e facilmente se desvirtuavam das suas missões de bem proteger o povo, guardar a Lei e lutar pela ordem do país. Entretanto, não é isso que o povo vê e sente, muito pelo contrário, quando ocorre um deslize de um membro de qualquer instituição policial, logo a sociedade generaliza o malefício para todos os nossos componentes, colocando os fatos negativos como regra em toda a corporação ao invés de usá-los como exceção.
Assim, o bom policial, o digno e leal policial, aquele que veste a camisa da Polícia, aquele que verdadeiramente se veste completo de Polícia, paga perante o conceito depreciativo de parte substancial do nosso povo, pelos atos insanos do falso policial, do travestido de Polícia.
O malevolente pensamento arraigado no seio da sociedade brasileira, grudado feito sanguessuga a sugar o néctar da honradez do verdadeiro policial, é um dos motivos que também freia o nosso progresso, ou seja, tranca a evolução da polícia, pois aliados a tal conceituação depreciativa, assim muitos governantes não reconhecem o nosso real valor.
As políticas de segurança pública relacionadas principalmente à valoração profissional dos membros policiais sempre estão aquém das nossas expectativas. Com raras exceções de alguns Estados do país, assistimos de uma maneira ampla os nossos salários sendo sucateados e achatados, assistimos com tristeza os nossos policiais sempre desvalorizados e humilhados pelo poder público, assistimos com profundo pesar o povo tanto exigir da Polícia, massacrar as nossas ações, usar e descartar os nossos policiais e, assistimos enfim, a sociedade muitas vezes criticar por criticar a Polícia ao invés de apoiar a nossa luta pelo resgate da dignidade perdida ao longo dos anos, dignidade essa que por certo refletirá em uma melhor segurança pública para todos.
Poucos enxergam o policial como ser humano altivo, destemido, defensor, protetor, benfeitor e amigo. Não é nada fácil exercer a função policial neste país tão cheio de contradições que até os próprios Direitos Humanos, que em tese seriam para todas as pessoas, pouco nos alcançam. Os Direitos Humanos até mais valem para os marginais que ferem a ordem e rasgam as Leis do país do que para os policiais que as defendem e as guardam acima até das suas próprias vidas.
Mesmo assim, o bom e verdadeiro policial, apesar de todos os percalços na sua trajetória, dos transtornos da sua vivência, persiste e não desiste no fiel cumprimento do seu dever. Mesmo assim o digno e honrado policial mostra que acima de tudo faz parte de uma LEGIÃO DE FORTES IDEALISTAS que trabalha com amor à profissão e caminha ultrapassando muitas barreiras para servir essa própria sociedade que tanto o reprime.

Enviada ao GRN pelo nosso leitor:
(Delegado de Polícia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública).  archimedes-marques@bol.com.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Operações da ROCAM estão fazendo a diferença na segurança pública

Duas operações da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) denominadas “Operação Corredor” e “Operação Tornado” estão fazendo a diferença em Natal e regiões vizinhas.

Diariamente policiais da ROCAM intensificam o patrulhamento nas áreas determinadas pelo comando e/ou oficial de serviço a frente, dando apoio a demais unidades Policiais Militares ou não. A tarde durante o horário de maior movimentação de pessoas na cidade, esse policiais são distribuídos nos principais pontos da cidade como: Paradas de ônibus lotadas, em frente aos principais shoppings e escolas da capital potiguar e onde mais for necessário, formando assim um grande corredor de segurança total a sociedade local. Essa é a Operação Corredor.


Após a diminuição de movimentos de carros e de populares nos pólos da cidade, os Rocanianos novamente se reúnem e escolhem um ponto critico de Natal ou Grade Natal para fazer um chamado “Pente Fino” atrás de Armas, Drogas e demais materiais ilícitos ou para prender criminosos que estejam tirando o sossego da população.

Como vão todos os Rocanianos de serviço no dia para uma só área, o numero de policiais militares nas ruas, dá a quem mora na localidade, total segurança e aos criminosos, desespero. Essa é o resultado dessa Operação chamada “Tornado” pois varre todas as ruas e becos do local escolhido para aquele dia.

As duas operações não se concentram apenas em uma ou outra região da cidade, ela é realizada em todos os bairros de Natal e Nas cidades vizinhas como: Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba.

O resultado dessas operações já está aparecendo, primeiramente na satisfação popular que diariamente ao retornar as suas residências depois de um dia cansativo no trabalho e ver policiais espalhados nos principais pontos da cidade, com isso trazendo uma sensação real de segurança a eles e segundo pelos resultados das prisões e apreensões de armas de fogo que no primeiro trimestre do ano contabilizou 29 armas retiradas das ruas somente pela ROCAM. 




O comandante da ROCAM, o Major PM Trigueiro demonstra a seus policiais o seu total agradecimento pelo ótimo serviço prestado a sociedade potiguar. Com isso trás ainda mais animo aos Rocanianos que estão nessa unidade especializada com tanto prazer.

Parabéns a todos que fazem a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas de Natal por todo esse empenho e resultado a segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte.



Matéria Exclusiva GRN

elma